Jornais impressos
Primeiro dia
Primeiramente foi explicado a
função do jornal. Como deve ser, o que deve conter, como deve ser dividido,
etc. Foi trabalhado também que os textos neles contidos são chamados de
matérias. E que normalmente os textos tem caráter informativo.
O mais
característico tipo de jornalístico é a notícia.
Em seguida foi visto com os
alunos uma notícia sobre ‘Jardineiro inglês acha tesouro’. Foi retirada da
Folha de São Paulo – 19 de maio de 1992 – onde os alunos exploraram esta
notícia, discutiram e, por fim, fizeram uma produção de texto sobre o que eles
achavam sobre a notícia. E atividades de interpretação (Língua Portuguesa).
Segundo dia
Foi verificado que os jornais
podem ser classificados em 3 tipos: jornais diários, jornais semanais e jornais
especializados e que cada um tem uma função e objetivo. Em seguida foi criado
jornais no tablete-PC, onde os alunos usaram da criatividade para elaborar os
jornais (produção de texto). E para finalizar a aula foi resolvido situações problemas,
gráficos relacionado a jornais (Matemática).
Comentários
Postar um comentário